Início >> Notícia >> Categoria >> Ciência e tecnologia >> SpaceX-mostra-primeiras-horas-do-Tesla-Roadster-no-espaco

SpaceX mostra primeiras horas do Tesla Roadster no espaço
Tesla Roadster vermelho de Elon Musk foi lançado ao espaço como carga de teste para o foguete Falcon Heavy.

07/02/2018 às 17:50 07/02/2018 às 17:57

309

Publicada por: Francisco Silva
Fonte: G1

As imagens parecem montagem, mas são reais. O cérebro é que demora um pouco para entender um carro flutuando no espaço. Depois de lançar o Tesla Roadster vermelho de Elon Musk como carga de teste para o foguete Falcon Heavy na terça-feira (6), a SpaceX transmitiu as primeiras horas da viagem inédita.

No vídeo acima, é possível ver diversos ângulos do carro e do "motorista", um boneco vestido de astronauta apelidado de Starman em homenagem à música de David Bowie, que estaria tocando no rádio se o som pudesse se propagar no espaço.

Tesla Roadster levará 6 meses para se aproximar de Marte (Foto: SpaceX via AP)

As imagens cobrem mais de quatro horas e foram transmitidas ao vivo. No lugar de uma tela mulitímidia há a frase: "Don't panic" (não se desespere), citada no "Guia do mochileiro das galáxias".

Em uma das placas eletrônicas do carro, Musk mandou gravar "Feito na Terra por humanos", caso algum alienígena trombe com o carro por aí.

Teste com foguete leva carro ao espaço

Teste com foguete leva carro ao espaço

 

SpaceX

 

Mais do que uma jogada do empresário Elon Musk, que criou a Tesla, colocar o esportivo elétrico dentro de um foguete serviu para mostrar a capacidade da sou outra empresa, a SpaceX, de fazer viagens espaciais.

O teste real foi do foguete jumbo Falcon Heavy, que se tornou o veículo espacial mais poderoso a ser lançado dos Estados Unidos desde os foguetes Saturn 5, da Nasa, que transportaram astronautas para a lua 45 anos atrás.

No entanto, o mais impressionante é que dois dos três foguetes usados como propulsores voltaram ao solo e pousaram intactos, prontos para uma próxima. O terceiro deles errou o alvo e se desintegrou no mar.

Falcon Heavy leva Tesla Roadster ao espaço (Foto: Joe Skipper/Reuters)

Falcon Heavy leva Tesla Roadster ao espaço (Foto: Joe Skipper/Reuters)

O Tesla Roadster foi impulsionado uma última vez, para escapar da órbita de Marte e dar uma volta como previsto no esquema divulgado por Musk.

A SpaceX ainda não confirmou se a trajetória está correta e quais as chances de ele colidir com qualquer outro objeto no espaço no meio do caminho. A ideia inicial era deixar o carro na órbita de Marte por anos.

View image on Twitter

View image on Twitter

Elon Musk?@elonmusk

Third burn successful. Exceeded Mars orbit and kept going to the Asteroid Belt.

 

Falcon Heavy

 

O Falcon Heavy é projetado para transportar cargas úteis de muito maior peso do que um carro esportivo, com a SpaceX vangloriando sua capacidade de colocar cerca de 70 toneladas em órbita terrestre por um custo de US$ 90 milhões por lançamento.

A expectativa é de que a SpaceX, com sede na Califórnia, vai ganhar vantagem em relação às companhias de foguetes comerciais rivais que buscam contratos importantes com a Nasa, as Forças Armadas dos EUA, empresas de satélites e até mesmo com turistas espaciais pagantes.

 

Trajetória do lançamento:

 

 

Tesla Roadster

 

O esportivo foi o primeiro modelo da Tesla e ganhará um "upgrade" em 2020, que o colocará como o carro mais rápido do mundo em aceleração. De acordo com o anúncio feito em novembro passado, ele será capaz de ir de 0 a 96 km/h em 1,9 segundo.

Essa marca supera o próprio Tesla Model S P100D, o híbrido Porsche 918 Spyder e o Bugatti Chiron - todos com desempenho acima de 2 segundos.

O novo Tesla Roadster ainda é conversível e tem outra característica impressionante: uma carga de bateria dura cerca de 1.000 km.

Veja o momento do lançamento do foguete Falcon Heavy

Publicado por: Francisco Silva

Proprietário da web Rádio Amazônia Central, Acadêmico em sistemas de informação 8º período (1/2018) e Editor de imagens. WhatsApp (69) 9 9283-9969
VEJA TAMBÉM
Geral

Justiça manda Ceron indenizar morador que ficou sem energia por 6 dias em RO

Morador alegou ter sofrido sérios abalos, transtornos e angústias devido a falta de energia. Ceron terá que pagar ainda as custas processuais.
Data 11/10/2017 às 21:30
Geral

Bonecas sexuais da "nova geração" falam e tocam música

Elas são remédio contra solidão; país tem uma quantidade maior de homens, com 114 nascimentos de meninos para cada 110 novas meninas.
Data 05/02/2018 às 18:04
Geral

Com redução nas refinarias, preço do diesel nas bombas sobe mais de 5% na semana, diz ANP

Levantamento mostra que o valor médio da gasolina para o consumidor final também subiu na semana.
Data 26/05/2018 às 01:49
Esporte

Matheus Henrique (Boca), goleador nato alça voo para o Desportivo Brasil

Atleta descoberto por Parma de Oliveira no RSC
Data 14/06/2018 às 23:08
Ciência e tecnologia

Veja as piores (e mais fracas) senhas usadas em 2017

‘123456’, ‘starwars’ e ‘iloveyou’ estão na lista
Data 27/12/2017 às 20:04
Geral

Internautas precisam provar que leram notícia para comentar em site

Prática de comentar lendo apenas o título das matérias se tornou comum, segundo redator do site norueguês NRKbeta
Data 03/03/2017 às 13:02