Início >> Notícia >> Categoria >> Geral >> Ministro-do-STF-Teori-Zavascki-morre-em-acidente-de-aviao-no-RJ

Ministro do STF Teori Zavascki morre em acidente de avião no RJ
Magistrao era o responsável pelos processos da Operação Lava-Jato no Supremo. Nomes de duas vítimas não foram revelados

20/01/2017 às 20:50 20/01/2017 às 20:51

1404

Publicada por: Francisco Silva
Fonte: Zero Hora

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki morreu na tarde desta quinta-feira, depois que o avião em que ele e outras quatro pessoas estavam caiu no mar na região de Paraty, no litoral do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo filho de Teori, Francisco Zavascki. O Grupo Emiliano, proprietário do avião, confirmou a morte de outros dois ocupantes da aeronave: Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, o dono do avião, e Osmar Rodrigues, piloto. Outros dois corpos encontrados pelo Corpo de Bombeiros ainda não foram identificados.

A morte de Zavascki coloca dúvidas sobre o futuro da Operação Lava-Jato. Relator do processo, o ministro do STF homologaria os depoimentos prestados pelos 77 dirigentes da Odebrecht que fizeram delações premiadas. A previsão era de que Zavascki entregaria a homologação em fevereiro. Com o acidente, todo o processo fica paralisado até que seja nomeado um novo relator. O presidente Michel Temer indicará um novo ministro ao STF, que passará por sabatina do Senado até assumir a cadeira no Supremo – e, com ela, todos os processos que estavam com Teori. Há, no entanto, a possibilidade de a ministra Carmen Lúcia, presidente do STF, indicar algum outro ministro das atuais turmas para substituir Zavascki e ficar com a relatoria da Lava-Jato.

O Comando da Aeronáutica, em Brasília, informou que o avião transportava cinco pessoas. As informações foram repassadas por mergulhadores da equipe de resgate do Corpo de Bombeiros do Rio, que visualizaram cinco corpos dentro da aeronave. Anteriormente, a informação era que quatro pessoas estavam na aeronave.

A Aeronáutica enviou a Paraty uma equipe de militares especializados em investigação de acidentes aeronáuticos. Eles chegaram ao local às 20h30 desta quinta-feira para auxiliar nas buscas dos corpos das vítimas do avião King Air C90, que decolou do Campo de Marte em São Paulo às 13h01 e caiu no mar nas proximidades da Ilha Rasa, em Paraty, região da Costa Verde fluminense.

De acordo com a Aeronáutica, esses profissionais vão atuar na coleta de dados no local do acidente. A equipe vai analisar os destroços, indícios de falhas, performance da aeronave nos momentos finais do voo e partes da aeronave para análise. A investigação também vai avaliar aspectos humanos que podem ter contribuído para a queda do avião (médicos e psicológicos) e operacionais (rota, meteorologia). Não é possível estabelecer prazo para o término das investigações. A Aeronáutica, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), é o órgão responsável para conduzir as investigações de acidentes com aeronaves no país. O resultado da investigação é divulgado somente após a conclusão do Relatório Final, que é publicado no site do Cenipa. A autoridade policial deve conduzir sua investigação paralelamente.

O chefe da Delegacia de Polícia Federal de Angra dos Reis, Adriano Soares, abriu inquérito para investigar as circunstâncias do acidente aéreo.

Publicado por: Francisco Silva

Proprietário da web Rádio Amazônia Central, Acadêmico em sistemas de informação 8º período (1/2018) e Editor de imagens. WhatsApp (69) 9 9283-9969. CV: http://lattes.cnpq.br/4738070963523179
VEJA TAMBÉM
Geral

Quatro pessoas morrem em acidente na BR364 em Porto Velho

Acidente com capotamento ocorreu na manhã desta segunda-feira, 17.
Data 17/04/2017 às 15:07
Esporte

Amistoso da seleção gera atrito entre Globo e CBF

A transmissão do amistoso entre Brasil e Colômbia abre racha entre CBF e Globo.
Data 24/01/2017 às 15:32
Geral

Goleiro Bruno ficou 'chocado' com notícia da liberdade

Bruno revelou que não esperava ser solto
Data 27/02/2017 às 07:51
Geral

Adolescente de Camarões vence competição da Google

superou um bloqueio à internet imposto pelo governo, conflitos étnicos no país e o ceticismo do próprio pai.
Data 15/02/2017 às 23:21
Música

Vídeo mostra acidente que matou ex Cavaleiros do Forró Eliza Clívia

Ônibus atingiu em cheio carro ocupado por cantora e marido, que morreram no local.
Data 18/06/2017 às 01:56
Geral

Decreto de Trump tira EUA do maior acordo comercial do mundo

Na primeira segunda-feira de trabalho, Trump encerra parceria. ‘Vai ser muito bom para os trabalhadores americanos’, disse.
Data 24/01/2017 às 02:44