Início >> Notícia >> Categoria >> Ciência e tecnologia >> EUA-vao-abrir-nova-investigacao-com-foco-em-gigantes-de-tecnologia-como-Facebook-e-Apple

EUA vão abrir nova investigação com foco em gigantes de tecnologia, como Facebook e Apple
Inquérito sinaliza o profundo interesse da Procuradoria no setor

24/07/2019 às 13:36 24/07/2019 às 13:36

95

Publicada por: Francisco Silva
Fonte: O Globo

O Departamento de Justiça dos EUA (DoJ) está abrindo uma ampla investigação antitruste para determinar se as empresas dominantes de tecnologia do país estão sufocando ilegalmente a concorrência, acrescentando uma nova ameaça a empresas como Facebook, Google, Amazon e Apple. Segundo o Wall Street Journal, que publicou a informação em primeira mão, a análise é voltada ao exame de práticas das plataformas on-line que dominam as buscas na internet, as mídias sociais e os serviços de varejo.

O novo inquérito antimonopólio sob a responsabilidade do procurador-geral William Barr poderia aumentar as pressões regulatórias enfrentadas pelas principais empresas americanas de tecnologia. A revisão é projetada para ir além dos planos recentes criados pelo DoJ e pela Comissão Federal de Comércio (FTC na sigla em inglês) para fiscalizar o setor de tecnologia.

As duas agências, que compartilham a autoridade antitruste, já dividem as investigações das gigantes de tecnologia sobre práticas que ferem a concorrência, o que provocou agitação na indústria de tecnologia e abalou os investidores.

Em fevereiro, a FTC criou uma força-tarefa para monitorar a concorrência no setor; o trabalho ainda está em andamento. Agora, a nova análise do Departamento de Justiça poderia ampliar o risco, porque algumas dessas empresas podem enfrentar reivindicações antitruste de ambos os órgãos.

As questões a serem examinadas pelo Departamento de Justiça incluem como as grandes empresas de tecnologia cresceram em tamanho e poder  - além de expandir seu alcance a outros negócios. O DoJ também está interessado em como essas companhias alavancaram os poderes que vêm com grandes redes de usuários, disse o departamento.

Segundo o jornal, ainda não há objetivo final definido para a análise das empresas além de entender se há problemas antitruste que precisam ser resolvidos, mas uma gama de opções está na mesa, disseram os funcionários. O inquérito poderia levar a investigações mais focadas de conduta específica da empresa, disseram eles.

A investigação também apresenta riscos para as empresas, além de identificar questões antitruste. O departamento não vai ignorar outras práticas que possam levantar preocupações sobre o compliance, disseram autoridades.

"Sem a disciplina da concorrência baseada no mercado, as plataformas digitais podem agir de uma maneira que não atendem às demandas do consumidor", disse o chefe antitruste do Departamento de Justiça, Makan Delrahim, em comunicado. "A investigação antitruste do departamento irá explorar essas questões importantes."

Representantes do Facebook, Alphabet, Amazon e Apple não responderam aos pedidos do WSJ para comentar.

Publicado por: Francisco Silva

Proprietário da web Rádio Amazônia Central, Acadêmico em sistemas de informação 8º período (1/2018) e Editor de imagens. WhatsApp (69) 9 9283-9969. CV: http://lattes.cnpq.br/4738070963523179
VEJA TAMBÉM
Música

Anitta e Wesley Safadão são anunciados como atrações da Expoac 2018

Dupla Conrado e Aleksandro também vão cantar em Cacoal neste ano. Feira agropecuária será realizada de 8 a 12 de agosto.
Data 02/01/2018 às 19:50
Comunidade

Comemoração de Corpus Christi tem tapetes coloridos pelo Brasil

Com origem no século 13, festa católica ocorre cerca de 60 dias depois da Páscoa e celebra o mistério da transmutação do corpo e do sangue de Jesus em pão e vinho.
Data 15/06/2017 às 14:05
Música

Jennifer Lopez e Jay Z anunciam show em favor das vítimas de furacões

Show será no dia 17 de outubro no Barclays Center do Brooklyn. DJ Khaled, Cardi B, Joey Bada$$, Belly, Iggy Azalea, Vic Mensa e Daddy Yankee já confirmaram presença.
Data 28/09/2017 às 18:24
Música

Grammy volta a dar espaço às músicas em espanhol graças ao "Despacito"

Premiação acontece no domingo (28) em Nova York com Luis Fonsi concorrendo em três das principais categorias.
Data 27/01/2018 às 22:27
Ciência e tecnologia

Capa ninja salva o seu celular da destruição em quedas

Para perceber que está sendo vencida pela gravidade, a capinha conta com sensores que disparam automaticamente as perninhas
Data 01/07/2018 às 21:19
Ciência e tecnologia

BlackBerry processa Facebook e pode tirar WhatsApp do ar

Processo pede interdição de todos os aplicativos de mensagens da empresa por violação de patentes
Data 07/03/2018 às 07:50
Música

Música feita por Badauí para o pai é o terceiro single de 'Suor e sacrifício'

Grupo paulistano CPM 22 vem saciando a fome dos fãs por repertório novo.
Data 11/04/2017 às 22:35
Mundo

Com nova Previdência, idosos de baixa renda vão receber menos que um salário mínimo

A renda mínima de R$ 500 para pessoas em condição de 'miserabilidade' com 55 anos ou mais
Data 31/05/2019 às 21:54