Início >> Notícia >> Categoria >> Geral >> Decreto-de-Trump-tira-EUA-do-maior-acordo-comercial-do-mundo

Decreto de Trump tira EUA do maior acordo comercial do mundo
Na primeira segunda-feira de trabalho, Trump encerra parceria. ‘Vai ser muito bom para os trabalhadores americanos’, disse.

1/24/2017 às 2:44 AM 1/24/2017 às 2:44 AM

858

Publicada por: Francisco Silva
Fonte: Jornal Nacional

Nesta primeira segunda-feira de trabalho o novo presidente americano Donald Trump assinou um decreto para retirar os Estados Unidos de um acordo comercial que é considerado o maior do mundo.

A caneta começou a trabalhar. Nesta segunda-feira (23), foram três ordens executivas.

A mais importante sinaliza uma nova era para o comércio mundial. Era uma promessa de campanha: acabar com a parceria transpacífica, o maior acordo de livre comércio do mundo, que unia 12 países do lado de cá e de lá do oceano.

"Vai ser muito bom para os trabalhadores americanos", disse Trump.

O presidente pretende agora apostar em acordos bilaterais.

Por isso, no Canadá, o primeiro-ministro tratou de reunir nesta segunda-feira todo seu ministério.

Justin Trudeau é conhecido por ter montado um gabinete diverso, globalizado, e que agora está batendo cabeça para ver como se comportar com o novo vizinho.

É que Trump já prometeu também renegociar o Nafta, o acordo comercial que une Estados Unidos, Canadá e México.

E a primeira-ministra britânica, Theresa May, já vai viajar para os Estados Unidos na sexta-feira (27) para discutir acordos entre os dois países.

Mas o Trump está mais interessado na política interna. Nesta segunda recebeu grandes empresários para ouvir deles como podem criar mais empregos dentro dos Estados Unidos. E também se reuniu com sindicatos para ouvir as reinvindicações.

Se a gente vinha de uma era em que as fronteiras pareciam desaparecer, os próximos anos vão ser uma contrarreação, pelo menos se depender de uma das maiores potências do mundo. É uma volta do nacionalismo que vem associado a um claro repúdio da imprensa.

Nesta segunda, o porta-voz do governo deu a primeira entrevista coletiva e boa parte dela foi usada para discutir a relação entre Casa Branca e jornalistas.

O porta-voz reclamou que a imprensa está de má vontade com o novo presidente, disse que a intenção dele vai ser sempre falar a verdade mas que às vezes pode discordar dos fatos.

Ele se referia à bronca que deu nos jornalistas no sábado (21) porque reportaram o fato de menos gente ter ido à posse do Trump do que à do Obama, em 2009.

No domingo (22), a conselheira de Trump, Kellyanne Conway, chegou a dizer que o porta-voz da Casa Branca tinha apresentado "fatos alternativos" ao argumentar que cerimônia de posse de Trump tinha sido a mais assistida da história.

Nesta segunda, Sean Spicer insistiu que mais gente tinha assistido à posse de Trump, somando os presentes, os que viram pela TV e pela internet.

Acontece que não há números oficiais de quantas pessoas assistiram pela internet. Dessa forma, a nova Casa Branca parece só concordar com evidências se elas comprovarem suas convicções. Uma nova era.

Publicado por: Francisco Silva

Proprietário da web Rádio Amazônia Central, Acadêmico em sistemas de informação 8º período (1/2018) e Editor de imagens. WhatsApp (69) 9 9283-9969. CV: http://lattes.cnpq.br/4738070963523179
VEJA TAMBÉM
Geral

Censurados, Folha e O Globo apagam notícias sobre Marcela Temer

Segundo a decisão liminar, os jornais estão proibidos “de dar publicidade a qualquer um dos dados e informações obtidas do celular sobre Primeira-Dama Marcela”
Data 2/14/2017 às 2:49 PM
Música

Com transe, rito e música, "Híbridos" registra o Híbridos do Brasil

Casal de cineastas franceses faz expedição espiritual pelo país e lança documentário
Data 3/20/2018 às 7:33 AM
Música

Canto feminino do Brasil se amplifica na era da diversidade pop

Karol Conka, foi contratada neste ano de 2017 pela multinacional Universal Music após fazer barulho através de plataforma independente
Data 8/6/2017 às 10:34 PM
Esporte

Como gente grande!

Festa no Cone Sul
Data 2/11/2017 às 4:59 AM
Geral

Trabalhar em empresa investigada por corrupção mancha o currículo?

Veja alguns depoimentos
Data 9/5/2017 às 9:16 PM
Música

Jennifer Lopez e Jay Z anunciam show em favor das vítimas de furacões

Show será no dia 17 de outubro no Barclays Center do Brooklyn. DJ Khaled, Cardi B, Joey Bada$$, Belly, Iggy Azalea, Vic Mensa e Daddy Yankee já confirmaram presença.
Data 9/28/2017 às 6:24 PM
Esporte

Trio de arbitragem feminino recebe insígnias FIFA

HONRARIA MÁXIMA
Data 1/11/2018 às 3:44 AM
Esporte

Barça já tem 11 meninas que se juntarão a mais 10 para, das 21 sair a musa/17

Irão formar animadoras da torcida
Data 3/2/2017 às 3:20 AM