Início >> Notícia >> Categoria >> Geral >> Decreto-de-Trump-tira-EUA-do-maior-acordo-comercial-do-mundo

Decreto de Trump tira EUA do maior acordo comercial do mundo

Imagem não disponível

Na primeira segunda-feira de trabalho, Trump encerra parceria. ‘Vai ser muito bom para os trabalhadores americanos’, disse.

486

Francisco Silva 24/01/2017 às 02:44 24/01/2017 às 02:44

Nesta primeira segunda-feira de trabalho o novo presidente americano Donald Trump assinou um decreto para retirar os Estados Unidos de um acordo comercial que é considerado o maior do mundo.

A caneta começou a trabalhar. Nesta segunda-feira (23), foram três ordens executivas.

A mais importante sinaliza uma nova era para o comércio mundial. Era uma promessa de campanha: acabar com a parceria transpacífica, o maior acordo de livre comércio do mundo, que unia 12 países do lado de cá e de lá do oceano.

"Vai ser muito bom para os trabalhadores americanos", disse Trump.

O presidente pretende agora apostar em acordos bilaterais.

Por isso, no Canadá, o primeiro-ministro tratou de reunir nesta segunda-feira todo seu ministério.

Justin Trudeau é conhecido por ter montado um gabinete diverso, globalizado, e que agora está batendo cabeça para ver como se comportar com o novo vizinho.

É que Trump já prometeu também renegociar o Nafta, o acordo comercial que une Estados Unidos, Canadá e México.

E a primeira-ministra britânica, Theresa May, já vai viajar para os Estados Unidos na sexta-feira (27) para discutir acordos entre os dois países.

Mas o Trump está mais interessado na política interna. Nesta segunda recebeu grandes empresários para ouvir deles como podem criar mais empregos dentro dos Estados Unidos. E também se reuniu com sindicatos para ouvir as reinvindicações.

Se a gente vinha de uma era em que as fronteiras pareciam desaparecer, os próximos anos vão ser uma contrarreação, pelo menos se depender de uma das maiores potências do mundo. É uma volta do nacionalismo que vem associado a um claro repúdio da imprensa.

Nesta segunda, o porta-voz do governo deu a primeira entrevista coletiva e boa parte dela foi usada para discutir a relação entre Casa Branca e jornalistas.

O porta-voz reclamou que a imprensa está de má vontade com o novo presidente, disse que a intenção dele vai ser sempre falar a verdade mas que às vezes pode discordar dos fatos.

Ele se referia à bronca que deu nos jornalistas no sábado (21) porque reportaram o fato de menos gente ter ido à posse do Trump do que à do Obama, em 2009.

No domingo (22), a conselheira de Trump, Kellyanne Conway, chegou a dizer que o porta-voz da Casa Branca tinha apresentado "fatos alternativos" ao argumentar que cerimônia de posse de Trump tinha sido a mais assistida da história.

Nesta segunda, Sean Spicer insistiu que mais gente tinha assistido à posse de Trump, somando os presentes, os que viram pela TV e pela internet.

Acontece que não há números oficiais de quantas pessoas assistiram pela internet. Dessa forma, a nova Casa Branca parece só concordar com evidências se elas comprovarem suas convicções. Uma nova era.

imagem

Francisco Silva

Proprietário da web Rádio Amazônia Central, Acadêmico em sistemas de informação 8º período (1/2018) e Editor de imagens. WhatsApp (69) 9 9283-9969
VEJA TAMBÉM
Música

Pabllo Vittar canta três das cinco músicas mais ouvidas no Spotify Brasil

'Sua Cara', 'K.O.' e 'Corpo Sensual' ocupam a primeira, segunda e quinta posição das mais tocadas na plataforma de streaming
Data 23/09/2017 às 08:25
Esporte

O Mercado da Bola está movimentado em Rondônia

Tcharles e Miro Bahia já confirmados
Data 25/04/2017 às 23:33
Educação

MEC divulga resultado do Fies nesta segunda (13)

Lista de pré-selecionados estará disponível no site do programa e nas instituições de ensino. Foram ofertadas 150 mil vagas
Data 13/02/2017 às 20:01
Geral

Ney Matogrosso e Nação Zumbi fazem mistura original

Eles tocaram músicas da Nação e dos Secos e Molhados, mas voz aguda de Ney e grave de Jorge não se encaixaram bem.
Data 23/09/2017 às 08:03
Música

Sandy lança EP e clipe da música 'Respirar'

Canção fala de otimismo, coragem e superação.
Data 07/05/2017 às 23:45
Esporte

Interdistrital: final com muitos gols e muitos torcedores

Festa bonita no Aluizão!
Data 17/09/2017 às 03:11
Comunidade

Festa dá início aos 103 anos de Porto Velho

Cidade comemora 103 anos de criação. Apresentação com cantores e bandas locais animaram o público na capital durante o domingo (1°).
Data 02/10/2017 às 15:51