Início >> Notícia >> Categoria >> Mundo >> Com-eleicao-presidencial-e-disputa-decisiva-na-Copa-contra-o-Brasil-Mexico-vivera-24-hora

Com eleição presidencial e disputa decisiva na Copa contra o Brasil, México viverá 24 hora
Mexicanos vão às urnas no domingo e apoiam sua seleção na manhã seguinte. Favorito na disputa política é o esquerdista López Obrador. 'Nervos no máxim

29/06/2018 às 07:49 29/06/2018 às 07:49

188

Publicada por: Amazônia Central
Fonte: G1

Já imaginou se a seleção brasileira tivesse uma partida decisiva na Copa menos de 24 horas após a eleição para presidente? Haja coração, amigo. O México passará por essas duas experiências de grande mobilização popular num período tão curto a partir da manhã de domingo (1º), quando começam as eleições gerais que definirão o novo presidente do país, além de governadores, legisladores federais e milhares de outros cargos eletivos locais.

No dia seguinte, provavelmente pela manhã, se saberá quem é o novo mandatário do país -- o favorito nas pesquisas é o candidato de esquerda Andrés Manuel López Obrador. Mas ao amanhecer a segunda-feira, os mexicanos terão pouco tempo para se preocupar com os resultados da eleição, já que terão de se concentrar no confronto de sua seleção, conhecida como "El Tricolor", com o Brasil, pelas oitavas de final da Copa.


"Ainda com a ressaca das eleições e a poucos minutos de saber quem será nosso novo presidente, o México enfrentará o Brasil nas oitavas-de-final na próxima segunda, 2 de julho, em Samara, de modo que os nervos estarão no máximo", resume o jornal "El Sol de México" num texto sobre o atribulado momento do país.


Apoiadores de Andrés Manuel López Obrador (Foto: AFP/Pedro Pardo)

Apoiadores de Andrés Manuel López Obrador (Foto: AFP/Pedro Pardo)

A apaixonada torcida mexicana promete fazer muita festa, a julgar pela multidão que foi até a embaixada da Coreia do Sul na Cidade do México para agradecer pela eliminação da Alemanha na primeira fase. Se a festa continua continuará após o confronto com os brasileiros, só o tempo dirá.


Fim da campanha


Segundo pesquisa publicada na quarta-feira, López Obrador tem 24 pontos de vantagem sobre o adversário mais próximo na disputa presidencial do México, o conservador Ricardo Anaya.

O ex-prefeito da Cidade do México, que disputa a presidência do país pela terceira vez, obteve 51% das intenções de voto, enquanto Anaya, candidato de uma coalizão formada pela legenda de direita Partido Ação Nacional (PAN) e pela sigla de esquerda Partido da Revolução Democrática (PRD), recebeu 27% das intenções de voto.

Ao encerrar sua campanha nesta quarta (27), López Obrador se comprometeu a acabar com a corrupção e a pacificar o país assolado pela violência, em um abrangente discurso em um estádio lotado.

Crítico da elite governista, López Obrador pode se tornar o primeiro presidente de esquerda do México em décadas, rompendo o controle do governista Partido Revolucionário Institucional (PRI) e de seus adversários conservadores.

Combinando promessas de campanha com um panorama da história política do México, López Obrador prometeu um governo "radical" que irá acabar com privilégios, erradicar a impunidade e encher o país de "autoridade moral".

"O país será limpo", disse López Obrador no maior estádio de futebol do México, com seus 87 mil assentos quase lotados.

Publicado por: Amazônia Central

Web rádio da amazônia levando o melhor som em qualquer lugar. Baixe o app em https://play.google.com/store/apps/details?id=com.shoutcast.stm.radioamazoniacentral&hl=pt_BR
VEJA TAMBÉM
Educação

Dez carreiras têm quase metade de todos os formados no Brasil desde 2001

Total de universitários mais que dobrou em 15 anos, mas 10 carreiras mais procuradas conquistam metade dos estudantes.
Data 05/10/2017 às 22:26
Esporte

ARRAES, Amanda de RO e de Cacoal na final do brasileiro Sub 21 de Judô

Essa é FERA!
Data 19/05/2018 às 15:38
Música

Até Justin Bieber canta ‘Despacito’, a música latina do ano

Cantor canadense publica versão da música latina mais popular de 2017
Data 19/04/2017 às 13:28
Geral

NASA descobre um sistema solar com sete planetas como a Terra

Segundo pronunciamento da NASA, em todos os planetas há condições para abrigar vida
Data 28/02/2017 às 09:14
Ciência e tecnologia

Brasil lançado um satélite que permitirá acesso à banda larga em áreas remotas

Satélite de controle brasileiro será usado para oferta de internet banda larga
Data 04/05/2017 às 23:59
Geral

Como funciona a MOAB – a mãe de todas as bombas

A mais poderosa bomba não-nuclear do mundo leva 8,4 toneladas de explosivos
Data 14/04/2017 às 01:15
Música

Anitta, de biquíni, causou ciúmes em mulher de MC Zaac

Cantor faz parceria com funkeira em seu novo single, 'Vai Malandra', gravado no Vidigal
Data 07/09/2017 às 21:35
Esporte

Porto Velho EC: Profº Luiz Vidal já se encontra na capital

Falta o Técnico e Auxiliar
Data 02/12/2018 às 16:26