Início >> Notícia >> Categoria >> Esporte >> Amistoso-da-selecao-gera-atrito-entre-Globo-e-CBF

Amistoso da seleção gera atrito entre Globo e CBF

Imagem não disponível

A transmissão do amistoso entre Brasil e Colômbia abre racha entre CBF e Globo.

762

Francisco Silva 24/01/2017 às 15:32 24/01/2017 às 15:32

A transmissão do amistoso da próxima quarta-feira entre Brasil e Colômbia abriu um racha entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Globo. A partida foi idealizada pelos dois países como forma de homenagear as vítimas do acidente da Chapecoense, no fim do ano passado. Toda a renda gerada pelo jogo será destinada às famílias.

 

Na semana passada, a CBF decidiu abrir para todas as emissoras interessadas o sinal daquele que está sendo chamado de “Jogo da Amizade”. Ou seja, os direitos de transmissão da partida marcada para o Estádio Nilton Santos (Engenhão) serão repassados de maneira gratuita para canais abertos e fechados do Brasil e exterior.

Inicialmente, a CBF tentou vender por cerca de 2 milhões de reais a transmissão do jogo para a Globo, que recusou a proposta. Há décadas a emissora transmite os jogos da seleção com exclusividade, mas a partida entre Brasil e Colômbia – marcada de maneira extraordinária – não estava prevista em contrato. Incomodada com a atitude da parceira histórica, a cúpula da CBF decidiu retaliá-la com a distribuição do sinal para seus concorrentes.

Entre as emissoras abertas, Band e Rede TV! vão transmitir o jogo na próxima quarta-feira. SBT e TV Brasil ainda não decidiram. Já a Record prefere exibir o Programa do Gugu na noite de quarta, mas o jogo estará disponível no seu canal fechado (Record News). Na TV fechada, além do SporTV, Fox Sports e ESPN exibirão a partida.

A desavença é mais um episódio de atrito da Globo com o mundo do futebol nos últimos doze meses. Desde novembro de 2015, a emissora desligou o executivo Marcelo Campos Pintos, responsável por fechar todos os contratos de direitos de transmissão do futebol nos últimos vinte anos.

No mesmo período, a Globo foi alvo de um inédito – e bem-sucedido – movimento para eliminar a sua hegemonia na compra de direitos de campeonatos de futebol. O Canal Esporte Interativo fechou contratos para transmitir a partir de 2019 jogos de dezesseis  times dos campeonatos brasileiros das séries A, B e C (entre eles Inter, Palmeiras e Santos). “Com Campos Pinto, a Globo jamais teria perdido tantos contratos. E as suas concorrentes também nunca transmitiriam jogos da seleção”, afirma uma fonte que acompanha as negociações.

A CBF admite que negociou com a Globo a transmissão exclusiva do jogo, mas nega que tenha tratado de valores. As conversas foram abertas porque o contrato para a exibição de amistosos da seleção venceu recentemente. Oficialmente, a CBF também informa que as são ótimas as relações com a Globo e que um exemplo foi o anúncio conjunto em dezembro da nova premiação dos clubes na Copa do Brasil (a maior de todos os tempos).

imagem

Francisco Silva

Proprietário da web Rádio Amazônia Central, Acadêmico em sistemas de informação 8º período (2/2017) e Editor de imagens. WhatsApp (69) 9 9283-9969
VEJA TAMBÉM
Geral

Forças Armadas voltam à Rocinha, na Zona Sul do Rio

Danúbia Rangel, mulher do traficante Nem, foi presa do Morro do Dendê nesta terça-feira. Seiscentos homens das Forças Armadas atuam na região.
Data 11/10/2017 às 21:21
Esporte

Sub 20: Real Ariquemes, Genus, RSC e Porto Club foram às compras

O Grupo A do Sub-20 com esta 4 equipes
Data 08/07/2017 às 02:52
Esporte

Trio de arbitragem feminino recebe insígnias FIFA

HONRARIA MÁXIMA
Data 11/01/2018 às 03:44
Geral

Evaristo Costa deixa Globo

Antes de decidir sair, Evaristo Costa se 'queimou' com chefes
Data 28/07/2017 às 22:44
Esporte

Paulo Eduardo no grupo dos Feras

Curso de Treinador/CBF
Data 27/01/2018 às 14:30
Esporte

FFER SOCIAL, agrega um craque na área de iniciação no Futebol

Luciano Almeida foi o selecionado
Data 06/01/2017 às 02:21
Esporte

RSC x Real briga de gente grande

Briga de cachorro grande!!
Data 03/05/2017 às 15:49
Música

Com música nova Claudia Leitte avalia 10 anos de carreira solo

Cantora falou sobre o novo single, carnaval, carreira e outros assuntos
Data 29/01/2018 às 18:18