Início >> Notícia >> Categoria >> Geral >> Adolescente-de-Camaroes-vence-competicao-da-Google

Adolescente de Camarões vence competição da Google
superou um bloqueio à internet imposto pelo governo, conflitos étnicos no país e o ceticismo do próprio pai.

15/02/2017 às 23:21 15/02/2017 às 23:21

918

Publicada por: Francisco Silva
Fonte: Deutsche Welle

Jovem de 17 anos é o primeiro africano a ganhar torneio internacional de programação. Ele superou um bloqueio à internet imposto pelo governo, conflitos étnicos no país e o ceticismo do próprio pai.O adolescente Nji Collins Gbah, natural de Camarões, é o primeiro vencedor africano da competição anual de programação da Google. O jovem de 17 anos superou uma série de obstáculos, incluindo um bloqueio à internet imposto pelo governo.

Camarões cortou a internet nas regiões de língua inglesa do país há quatro semanas, afirmando se tratar de uma medida necessária para conter protestos e impedir que as pessoas usem as redes sociais para propagar "mensagens antigoverno".

 

Os protestos começaram em outubro do ano passado. A população se queixa de uma suposta marginalização dos falantes de inglês e da falta de respeito ao status do inglês como um idioma oficial do país por parte da maioria francófona. Ao menos seis manifestantes foram mortos a tiros e centenas foram detidos.

Apesar das adversidades, Gbah viajou para Bafoussam, cidade numa área de língua francesa, para poder ter acesso à internet, inscrever-se na competição internacional e completar as tarefas determinadas pela Google.

"Eles nos pediram que soubéssemos algumas coisas básicas sobre ciência da computação e programação e sobre como usar certos softwares. Você basicamente só precisa criar uma conta ou usar a sua conta da Google se tiver uma", explicou o garoto.

Para praticar, o jovem teve que pegar emprestado o computador do pai. "Ele costumava pegar o meu computador, e eu não ficava muito feliz com isso porque sentia que ele estava só desperdiçando tempo, sem fazer as tarefas domésticas", disse o pai, Nji Patrick. "Às vezes eu confiscava o computador e o trancava."

Exemplo para a juventude

Após o ceticismo inicial, o pai admitiu que o filho agora serve de exemplo para muitos jovens por ter superado todas as adversidades para vencer a competição. "Fiquei muito surpreso. Senti-me culpado por ter sido tão duro com ele, mas agora estou muito feliz", disse o pai.

Para muitos jovens de Camarões, a vitória mostra o quanto eles estão perdendo com o bloqueio à internet em sua região. "Este jovem teve a inspiração de ir para Bafoussam, mas não se sabe quantos mais poderiam ter ido para o pódio e não tiveram a chance por causa da falta de internet. É uma pena", disse o adolescente Atteh Francis.

O jovem vencedor acredita que sua vitória serve de inspiração para se encontrar soluções para problemas como o atual bloqueio à internet. "Eu gostaria de estudar ciência da computação numa universidade. A principal coisa é focar exatamente no que você quer fazer. Uma vez que você tem um objetivo e você vê que vai ter benefícios ao final ou que vai aprender algo de novo com isso, então você deveria ir em frente", disse Gbah.

Enquanto isso, o governo diz que o bloqueio à internet vai permanecer. "Redes sociais oferecem uma série de possibilidades, como alertas no caso de desastres. Mas percebemos que muitas pessoas as usam para propósitos não saudáveis", afirmou o ministro de Telecomunicações de Camarões, Libom Li Likeng.

Publicado por: Francisco Silva

Proprietário da web Rádio Amazônia Central, Acadêmico em sistemas de informação 8º período (1/2018) e Editor de imagens. WhatsApp (69) 9 9283-9969
VEJA TAMBÉM
Música

Crie sua própria música no novo Doodle do Google

O Doogle comemora o aniversário de 117 anos de Oskar Fischinger
Data 25/06/2017 às 17:50
Geral

Dicas para proteger a sua conta no WhatsApp

A versão mais recente do aplicativo oferece um recurso complementar que aumenta a proteção da conta.
Data 13/02/2017 às 05:38
Educação

Programa oferece mais de 14 mil bolsas de estudos em Porto Velho

Descontos nas mensalidades das faculdades podem chegar a 74%
Data 08/02/2018 às 17:33
Concurso e Emprego

Concurso SEFIN RO 2017/2018

Saiu o edital com 62 vagas e salários de até R$16.902,43
Data 23/10/2017 às 14:54
Comunidade

Ação social atente população da Zona Leste de Porto Velho

Ação Dorcas na escola São Luiz com vários atendimentos até as 17h
Data 16/09/2017 às 14:14
Educação

Unir divulga edital do Processo Seletivo Discente 2018 em Rondônia

Candidatos devem se inscrever exclusivamente pelo site da Unir. Mais de 2 mil vagas nos curso de graduação presenciais serão disponibilizadas nos oito campi da instituição.
Data 22/12/2017 às 21:04
Concurso e Emprego

Processo seletivo para estágio no TCE RO abre na quarta, 15

Vagas são para unidades de Porto Velho, Ariquemes, Cacoal e Vilhena. Na capital, são oferecidas vagas para acadêmicos de 16 cursos.
Data 13/02/2017 às 20:13