Início >> Notícia >> Categoria >> Geral >> Abandono-de-area-da-Amazonia-pode-prejudicar-agropecuaria

Abandono de área da Amazônia pode prejudicar agropecuária

Imagem não disponível

Território tem o tamanho de duas Alemanhas e ajuda a conter aquecimento global

37

Amazônia Central 23/04/2018 às 08:06 23/04/2018 às 08:06

Uma área no interior da floresta amazônica de 70 milhões de hectares, o equivalente a duas Alemanhas, está abandonada pelas autoridades e tornou-se caminho livre para grileiros e desmatadores. Suas operações ameaçam o rendimento da agricultura brasileira e a estabilidade do clima global.

O alerta, publicado na edição deste mês da revista “Land Use Policy”, é assinado por cientistas da Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia e do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará.

Vinte e cinco por cento do desmatamento registrado na região entre 2010 e 2015 ocorreu dentro dessa área pública desprotegida. Em números absolutos, foram liberadas para a atmosfera 200 milhões de toneladas de CO2. A devastação pode comprometer uma meta firmada pelo país: reduzir em 87% a emissão anual de gases de efeito estufa — que, em 2014, era de 1,38 bilhão de toneladas de CO2.

— A derrubada da floresta afeta a distribuição de chuvas e pode aumentar a temperatura na área ao redor em até 0,5 grau Celsius — diz Paulo Moutinho, coautor do levantamento. — Manter a floresta em pé impede o aquecimento global e preserva a irrigação da mata, imprescindível para a produção agrícola. Por isso, esse assunto deveria interessar até à bancada ruralista do Congresso.

'SEM CLIMA POLÍTICO'

Segundo o estudo, não há justificativa econômica para defender que essas florestas sejam convertidas em lavoura ou pasto, visto que aproximadamente 10 milhões de hectares já foram derrubados na região e estão sendo subutilizados. É terra suficiente para aumentar o crescimento da produção de commodities almejado pelo governo.

— Parte desse território deve permanecer como floresta e ser destinado a diferentes categorias de preservação, entre elas florestas nacionais, terras indígenas, reservas extrativistas e unidades de conservação — avalia Moutinho. — Atualmente não há clima político para ver novas terras destinadas à conservação. Na maioria das vezes, elas são incorporadas ao cultivo agrícola ou à pastagem.

Considerando a lentidão para que essas áreas sejam definitivamente recuperadas, Moutinho, coautor do estudo, sugere que o governo estabeleça, em uma primeira etapa, a decretação da limitação administrativa provisória (LAPs) para administração dessas localidades, antes que seja concluída a destinação para algum tipo de uso que mantém a floresta em pé. Enquanto isso, é possível conduzir estudos que determinem uma finalidade definitiva para as regiões.

imagem

Amazônia Central

Web rádio da amazônia levando o melhor som em qualquer lugar
VEJA TAMBÉM
Música

Ludmilla desafia e Fátima Bernardes

A apresentadora do 'Encontro' mostrou todo seu talento para a dança
Data 24/12/2016 às 04:32
Ciência e tecnologia

Madrugada de sábado terá chuva de meteoros Perseidas

Luminosidade da Lua e posição do fenômeno no céu são desfavoráveis para ver 'estrelas cadentes', alerta astrônomo.
Data 12/08/2017 às 08:32
Música

Diplo: O funk é quase a língua do Brasil

O DJ americano, que produziu de Beyoncé a Pabllo Vittar, toca segunda-feira no Rio Music Carnival
Data 12/02/2018 às 20:39
Geral

Manifestações em SP terminam em confronto em frente à casa de Temer

A sexta-feira amanheceu sem ônibus, trens e metrô, com a convocação de paralisação
Data 29/04/2017 às 18:24
Geral

Negado novo pedido de liberdade a mulher ligada a Fernandinho Beira Mar

Ela foi presa no âmbito da operação Epístola, por suposta participação em organização criminosa liderada pelo traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar
Data 13/01/2018 às 08:22
Ciência e tecnologia

Após mapear a população da Terra, Facebook prepara entrada na internet espacial

A tecnologia de mapeamento, desenvolvida pelo próprio Facebook, segundo a rede social, é capaz de identificar todas as estruturas em qualquer país em resolução de 5 metros
Data 02/09/2017 às 07:35
Concurso e Emprego

Concurso TRF1 está com inscrições abertas

As inscrições de 13 de setembro a 3 de outubro de 2017
Data 12/09/2017 às 21:58
Música

Justin Timberlake alcança o topo da parada norte americana

"Man Of The Woods" é o disco mais vendido da semana nos Estados Unidos
Data 15/02/2018 às 03:30